27.1.12

013 - 1Bio


Read this biography in english here (FinnMusic.net)

Os irmãos Ala-Sippola Ismo e Jolla (guitarra/vocal e baixo, respectivamente) formaram a banda com Kräki (bateria) e Epe (guitarra) no final de 1979, em Pukkila. O nome do grupo foi tirado de um catálogo de produto alcóolico, sendo "013" o número de Koskenkorva Viina, "a bebiba finlandesa nacional".
Seu primeiro show foi já no começo de 1980, com Aarnen Valinta. Entretando, o baterista da outra banda acabou preso, então o 013 acabou tocando apenas dois sons aquela noite.

No outono seguinte a banda seguiu pro estúdio Microvox Studios, em Lahti, para gravar uma música pra compilação Propaganda EP. Quando esse EP foi lançado, eles foram chamados pra gravar em outra compilação. Só foi quando entraram em estúdio que eles descobriram que teríam que pagar pelas contas eles mesmos. Não gostaram da ideia, então largaram. Em 1982, foi a hora de visitar o Microvox Studios novamente, dessa vez pra gravar mais duas músicas para outra compilação Propaganda Records, a Russia Bombs Finland, outro excelente material com bandas como Kaaos, Bastards, Riistetyt, Maho Neitsyt, Nato, Sekunda, Dachau, Appendix, e Antikeho.

No começo de 1983 a banda tinha escrito material suficiente para um álbum completo, então eles foram para Kärkölä para gravar o então conhecido e único álbum Takaisin Todellisuuteen. Mal saindo o novo álbum, a banda se dividiu em dois: Ismo e Epe formaram outra banda, o ACH. A nova banda teve vida curta, entretando, e somente fez alguns sons em gravações demo. Apesar disso, o 013 continuou com Kräki e Jolla, que recrutaram Kligge como novo guitarrista (mais tarde Kligge fez parte do Maho Neitsyt) . O estilo da nova formação foi mais duro do que o habitual da banda, no
entanto nenhum som foi lançado. Em 1985 a banda terminou de vez,uma curta história para uma banda excelente! Restam os sons e materiais pra quem curte, altamente recomendado!

Discografia

Álbuns
1983 - Takaisin Todellisuuteen

Aparições em compilações
1981 - Propaganda EP
1982 - Russia Bombs Finland
1984 - Finnish Spunk / Hard Beat
1998 - Hardcore Holocaust
2009 - Punk ja Yäk! - Suomipunk 1977 - 1987

1 comment:

  1. Anonymous11.9.22

    https://soundcloud.com/wheremoth2nd/turhuus this is the singer/guitarist who was with 013 from 83-85 kligge´s project since 2016

    ReplyDelete